domingo, 30 de agosto de 2020

Caldas da Rainha : Germinar rima necessariamente com Criar!

 


Faz já quase 6 anos a primeira vez (e única!) vez que publicámos sobre a cidade onde estamos sedeados. Aqui, nas Caldas da Rainha. Se na altura a referência já pecava por tardia, mais do que 5 anos sem dizer nada sobre a cidade que nos acolhe não tem simplesmente uma explicação razoável.

O facto é que as Sementes de Portugal são mesmo de quase todos os sítios do nosso país, de onde provêm as sementes que colhemos e comercializamos. São do Nordeste Transmontano mas também do Sudoeste Alentejano e Algarvio. São dos calcários da estremadura e do barrocal mas também do Litoral Norte e do Alentejo. Por outro lado, as plantas nativas, o que elas proporcionam e as suas inúmeras potencialidades, fornecem tantos temas de divulgação que nos vamos focando quase exclusivamente neles.

As nossas instalações, inseridas nos SILOS/antiga moagem de cereais - CERES -  que nos últimos 10 anos e em pleno centro da cidade das Caldas se soube transformar num fervilhante condomínio de actividades criativas que vão desde a música à pintura, escultura, ateliers de cerâmica -, são no fundamental logísticas. Nem sempre lá estamos, mas é nelas que centralizamos as sementes  que recolhemos  e onde procedemos à sua limpeza, selecção, conservação e posterior comercialização.

À primeira vista uma empresa de sementes, por pequena que seja - como é o nosso caso, deveria estar isolada no meio do campo ou de uma quinta. Mas isso é só mesmo à primeira vista! Na realidade o que fazemos nas Sementes de Portugal está bem longe dos processos de industrialização e maximização de produção que hoje nos dizem dever dominar toda a nossa existência. E está bem mais  próximo daquilo que para nós pode ser a melhor, senão única, possibilidade da Natureza humana: a do sonho, a de dar forma ao que não a tinha, a de nos superarmos a nós e, connosco, o que nos rodeia . Seja a semear, a colher, a regar, a florir ou a pintar, esculpir ou a conceber o que nunca existiu!

Por isso é que para nós as Sementes de Portugal estão sedeadas onde devem de estar: Nas Caldas da Rainha. Onde também elas podem fazer parte de um ecossistema onde o melhor da Natureza humana tem a sua oportunidade.

E foi a isso tudo que a Constança (www.instagram.com/a.cmarie/) e o João (www.instagram.com/joaommargarido/), jovens artistas plásticos de méritos reconhecidos, fizeram ao dar as cores certas quando lhes pedimos para nos criarem um mural que fosse a cara das Sementes de Portugal. E o resultado já se colou à nossa pele. A eles, o nosso OBRIGADO por terem germinado tão bem esta ideia! 










Sem comentários:

Enviar um comentário