segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Sonhar com Estevas


Como partilhava há uns dias um amigo nosso, a jardinagem não começa na Primavera com o fim marcado no Outono...quem pensa assim perde a melhor parte! É que é em Janeiro que a jardinagem realmente começa....Com o sonho!

Com o sonho ou a saudade dos campos primaveris e das arribas das férias de Verão. Em qualquer dos casos é nestes dias de chuva  de Janeiro que faz todo o sentido começar a sonhar com as cores com queremos rodear-nos. Daí que entre as nossas sugestões não pudesse faltar esta: a Esteva. Como as duas sugestões anteriores, é uma cistácia e tem um claro potencial ornamental, mas o seu valor não se esgota aí.

Abundante no Alentejo, centro mais interior e Trás-os-montes, é impossível não ficar inebriado pelo seu perfume adocicado ou pelas suas enormes e vistosas flores. Na realidade este cheiro, que marca as memorias olfactivas de muitos dos nossos passeios de Abril e Maio, é produzido pela resina que cobre as suas folhas, o ládano, cuja óleo essencial é hoje muito utilizado na perfumaria como fixador de outras fragrâncias.

Repondo em memória o que escrevemos AQUI, há cerca de dois anos, as estevas são ainda um óptimo chamariz para abelhas e outros insectos polinizadores. O que é mesmo que dizer que são um excelente motivo para pássaros e outros pequenos seres-vivos procurarem um jardim. E se a isto juntarmos que as suas estéticas pétalas são comestíveis e que se trata de um arbusto que não requer qualquer tipo de cuidados ou manutenção, o que fica cada vez mais difícil de perceber é porque é que as estevas não são ainda uma vulgar planta de jardim do nosso país!

Sem comentários:

Enviar um comentário