quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Sargaça


Retomando o exercício de passar em revista as espécies mais emblemáticas da nossa flora, regressamos hoje com mais uma das nossas cistácias preferidas: A sargaça, ou Halimium halimifolium, sobre a qual já tínhamos escrito AQUI

Em boa verdade quase que nos atrevemos a dizer que não há cistácias que não valha a pena ter por perto. E, dos vários géneros e espécies que estão contidos nesta família, poucas há que não tenham um claro potencial ornamental. São espécies pouco exigentes, ideais para jardins de baixa manutenção e que na Primavera oferecem generosas florações das mais variadas cores. Flores que têm uma duração limitada mas diariamente renovadas durante um período significativo que vai de Abril a Junho.

O "problema" é que a Natureza disseminou tanto e tão bem estas espécies pelo nosso território que nunca nos habituámos a dar-lhe o devido valor. É um facto que também não somos (ainda) um povo de jardineiros, mas este arbusto merecia que já lhe tivesse sido dado um nome mais elegante. O inglês "yellow sun rose" assenta-lhe bem melhor e revela que outros usos mais nobres lhe podem ser dados.

A sargaça ocorre em boa parte da nossa linha de costa, em solos arenosos, frequentemente na orla de pinhais e em matos baixos. Além das suas flores, com ou sem maculas, destaca-se pela folhagem cinzenta, quase branca, que contrasta bem com outros arbustos. É por isso uma excelente opção a ter em conta nos jardins e espaços públicos de muitas cidades e vilas à beira-mar. 

Mas não se julgue que o solo arenoso é um requisito essencial. Pela nossa experiência, desde que não seja colocada sobre solos pesados ou  argilosos, é uma espécie que se adapta bem a outras situações contribuindo para um jardim ainda mais colorido.

Sem comentários:

Enviar um comentário