terça-feira, 8 de abril de 2014

Vassoura véu de noiva

Retama monosperma

Se é certo que o amarelo das giestas e das pascoínhas é a cor dominante das nossas paisagens do litoral nesta altura do ano, a verdade é que aqui e ali há outras cores que nos chamam a atenção. Uma delas, sobretudo para quem viaje nas auto-estradas do litoral e for com alguma atenção, é o branco de alguns arbustos que aqui e ali vamos avistando..

À primeira vista somos tentados a pensar que se tratam de giestas de flor branca - e de facto em algumas das nossas regiões, como o Alto Alentejo e Trás-dos-montes, são estas (cytisus multiflorus) que dominam na paisagem, mas no litoral e Algarve o mais provável é que seja a Retama monosperma, vulgarmente designada entre nós por piorno-branco mas que em inglês tem um nome mais sugestivo e condizente: bridal veil broom.

Originária das faixas litorais do Algarve e do Alentejo, é hoje uma espécie disseminada um pouco por todo o país nomeadamente nos taludes das principais vias de comunicação. Mas este facto não deve menorizar o seu valor ornamental. Pelo contrário, é um arbusto que podendo alcançar o porte de uma pequena árvore nos oferece uma intensa floração branca logo ao inicio da Primavera.  Seja sozinha ou em conjugação com outras espécies arbustivas é uma opção a considerar.

Um parágrafo final para referir que esta é uma espécie da família das leguminosas,  pouco exigente de água e que se adapta bem a diferentes tipos de solos.

Sem comentários:

Enviar um comentário