quarta-feira, 23 de abril de 2014

Uma planta boa-escolha



Ora aqui está uma planta cujas características fazem dela uma boa escolha para qualquer recanto de jardim. E chamamos-lhe "boa-escolha" porque à parte a sua beleza, que é  intrínseca, tudo o que lemos sobre ela desmoraliza o mais optimista dos seres. A começar pelo nome vulgar: Abrótea !;  passando pelas designações cientificas: pertence ao género Asphodelus da família das Xanthorrhoeaceae e terminando nas descrições do seu habitat : "matagais", "terrenos secos e algo perturbados"; tudo nos leva a considerar que se trata de uma planta sem qualquer interesse.

E não é ! Pelo contrário é uma planta muito ornamental cujas hastes floridas impressionam até quem não gosta de flores.  Tivesse ela o nome de orquídea e uma etiqueta com um preço em Euros a condizer e seria certamente a estrela de qualquer garden-center! Por isso, e para não induzir nenhum preconceito, passamos a designar as plantas do género Asphodelus simplesmente de boas-escolhas. Pode ser que assim se tornem mais populares.

A que aqui vos mostramos pertence à espécie Asphodelus ramosus e pode ser encontrada um pouco por todo o nosso país. É uma planta de raízes tuberosas, folhas verdes compridas, a fazer lembrar as dos alhos,  bastante ramificadas a partir da base. As plantas mais maduras (presumimos que com mais do que um ano) costumam por esta altura do ano levantar hastes floridas que podem chegar ao metro e meio de altura.

Como referíamos acima é uma planta pouco exigente. Nem de solos - praticamente adapta-se a todos os tipos desde areias pobres até solos argilosos mais pesados, nem de nutrientes, nem de água - a que as chuvas lhe dão é mais do que suficiente.

Uma nota final para o uso medicinal que popularmente é dado às suas raízes tuberosas, cujo suco é indicado para o tratamento de impigens e ulcerações das mucosas.

Sem comentários:

Enviar um comentário