sexta-feira, 4 de abril de 2014

Rosa-albardeira

Paeonia broteroi

Para quem se inicia na descoberta dos nossos territórios pelos inícios da Primavera, uma das surpresas maiores é encontrar uma rosa-albardeira. Achamos sempre que a nossa flora apenas produz pequenas e simplórias flores e somos surpreendidos por uma que pode chegar a ter 12 centimetros de diâmetro! Quase que chegamos a duvidar se é mesmo nossa, se não será uma exótica assilvestrada.

Mas é. É aliás uma das nossas plantas vivazes mais apreciadas noutros países como em Inglaterra onde o género Paeonia é largamente utilizado como planta de jardim e as nossas rosas-albardeiras assumem o lugar de preciosidade. Esta nossa espécie, que em Portugal é possível encontrar com alguma facilidade no centro e sul do país, é autóctone da Península Ibérica. Isto é, além de Portugal só no sul de Espanha é possível depararmo-nos com ela em estado selvagem.

Indiferente ao tipo de solo, ácido ou básico, é todavia vulgar encontrá-la nos maciços calcários da estremadura, bem como no barrocal algarvio, em locais sombrios e nas orlas de bosques de azinheiras, carvalhos ou sobreiros. Isto é, desde que não seja colocada num lugar excessivamente exposto ao sol, é possível ter uma rosa-albardeira em quase todos os jardins.

É verdade que as flores possuem uma vida efémera de poucos dias, mas a exuberância das suas dimensões compensam largamente essa desvantagem.

Paralelamente é de realçar que as rosas-albardeiras não foram nem são ignoradas pela nossa cultura popular. Consoante as regiões assume outros nomes vulgares como Erva-casta, Rosa-cuca ou Rosa-de-lobo, apenas para citar alguns. É, além disso, uma das flores mais vistas na decoração das tochas floridas, carregadas apenas por homens e uma das principais atracções numa das procissões mais genuínas do nosso país e que ocorre na Festa das tochas floridas em São Brás de Alportel nos domingos de Páscoa. As fotos abaixo são de procissões de anos anteriores. A deste ano ocorrerá a 20 de Abril.


Para terminar juntamos dois links para duas entradas que o Dias com árvores e o O Botânico Aprendiz na terras dos espantos já publicaram sobre esta espécie. Aqui e aqui, respectivamente.

5 comentários:

  1. Olá João,
    As peónias fazem arbustos lindos e esta parece simplesmente espetacular, com a vantagem de ser uma espécie bem portuguesa. Nunca vi nenhuma mas só falta arranjar lugar no jardim pois quanto às sementes, não vai haver problema. Felizmente já vi no VOSSO catalogo que estão disponíveis.
    Cumprimentos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. É verdade, a planta é muito apreciada não só na Inglaterra, na Polónia, por exemplo, encontra-se em muitos jardins. Não sabia que era de Portugal. Uma bonita descoberta, obrigada!

    Kasia

    ResponderEliminar
  3. Obrigado a todos pelo feed-back, que sabe sempre bem!!
    Fernanda, Mesmo aqui ao lado em Montejunto é fácil encontrá-las :)

    cumprimentos e boa semana!

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde, esta é a chamada Cuca que emana um cheirinho maravilhoso? obrigada

    ResponderEliminar