segunda-feira, 21 de junho de 2021

Solstício de Verão 2021

 


Solstício de Verão 2021- O ponto mais alto em que o Sol pode ser observado em relação ao equador, no hemisfério Norte, ocorreu hoje às 4h32 da manhã. 

E com isso teremos hoje o dia mais longo do ano com 14h53 minutos de luz. O que para muitos de nós será um estranho primeiro dia de Verão, com temperaturas baixas e aguaceiros, marca a chegada da estação dos dias longos, das férias e da praia. 

Porém, mais do que descansar. este será para nós o Tempo de colher e planear o que queremos voltar a semear daqui a 3 meses. De qualquer das formas não se pense que agora a Natureza apenas tem sementes para colher! Os seus ritmos apurados não permitem "colocar todos os ovos no mesmo cesto" e continuará a ser possível usufruir da beleza das muitas espécies que se foram programando para florir no Verão. Serão em menor numero sim, mas existem! 

Seja nas zonas litorais da costa marítima, seja nas zonas húmidas, há espécies incríveis que prolongarão a Primavera até ao final de Agosto! Mas se a tónica dominante do Verão é a de colher, convém não ignorar que há em todas elas tempo para Semear, Descansar, Celebrar e Colher.

O que muda apenas é o enfoque! A todos os que nos seguem os votos de um bom Verão. Se não a Colher, a Descansar ou a Usufruir. E sobretudo a preparar o que se quererá Semear, daqui a cerca de 3 meses, no início do próximo ciclo! 

Há dois anos atrás publicamos no nosso blogue um texto a propósito do solstício de Verão que no essencial resume o que para nós significa o Verão: Aqui.




Sem comentários:

Enviar um comentário