quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Inverno: Tempo de descansar ....e semear com cuidado!



Em rigor o nosso Inverno já começou no dia 22 de Dezembro, com o solstício de Inverno. Mas a época festiva do Natal e o início de um novo ano que se quer próspero, foram razões mais do que suficientes para adiarmos por alguns dias a habitual mudança, que gostamos de fazer ao ritmo das estações, nas nossas fotos de capa e de perfil.

Não que achemos, como muitos, que o Inverno é a pior estação do ano, fria e deprimente em que cada dia só se passa penosamente.

Pelo contrário, se formos atentos aos detalhes, esta é a estação necessária  em que tudo se prepara para poder emergir renovado na Primavera daqui a menos de 3 meses (o equinócio de Primavera ocorrerá a 20 de Março deste ano, mas a partir de meados de Fevereiro já aparecem os seus primeiros sinais).

De qualquer das formas convém ter presente que apesar das chuvas que ainda virão, das baixas temperaturas que já se fazem sentir, o nosso clima é essencialmente mediterrânico e  proporciona-nos Invernos relativamente suaves, sobretudo se comparada com latitudes mais setentrionais.

Uma das falsas ideias que gostamos de contrariar é a de que no Inverno tudo morre, incluindo as árvores que sem folhas, entram numa espécie de letargia mortal. Não é verdade! Na realidade o que muitas fazem é canalizar as suas energias para o sub-solo. E Compreensivelmente. A temperatura da terra, alguns metros abaixo do solo, é em regra  constante e superior à da atmosfera, o que motiva muitas árvores a "suspenderem" temporariamente a actividade à superfície e a ocuparem-se das suas raízes. O que normalmente apelidamos de "dormência" não deve pois ser confundido com congelamento de actividade.

Por outro lado, dispondo nós de marquises,estufas e varandas aquecidas, o Inverno continua a ser uma boa altura para germinar sementes de forma mais controlada. Embora, diga-se, no centro e Sul de Portugal seja possivel continuar a semear no exterior!

Nas Sementes de Portugal iremos aproveitar a dica do nosso Inverno. Aproveitaremos para diminuir um pouco a nossa actividade visível e iremos concentrar-nos nas fundações do projecto para poderemos lançar alguns "novos ramos" que planeamos vir a ter na próxima Primavera.


A todos, os votos de um Inverno confortável, sem desperdício de energia e de refundação para que quando vier o tempo mais quente  da Primavera o possamos Celebrar de forma enérgica e renovada!

Sem comentários:

Enviar um comentário