segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

2019: Sementes de Portugal em revista


Pelo 6º ano consecutivo aproveitamos os últimos dias do ano civil para nos forçarmos a fazer um balanço da nossa actividade durante o ano que passou. 

Normalmente fugimos tanto do acto de planear como do de avaliar. Se no primeiro caso é sempre um erro que se paga caro mais à frente, no segundo é muito provavelmente uma injustiça que fazemos a nós mesmos - como a nossa memória é cada vez mais curta, o mais certo é esquecermos-nos de muitas das coisas para onde canalizámos a nossa energia e ficamos com uma percepção de que nada de substancial fizemos! 

Como não somos muito diferentes dos demais mortais, forçamos-nos ao exercício e sintetizamos 2019 numa imagem onde cabem muitas outras  De todas elas salientamos o workshop de Noel Kingsbury no jardim botânico da Ajuda em Março e a nossa participação, em conjunto com a Sigmetum, na ExpoJardim de Lisboa. Em Abril a conferência de Primavera de Jardinagem em climas mediterrânicos, que contou com a presença de Olivier Philippi e James Basson, foi seguramente um dos momentos mais altos de 2019. 

Maio ficou marcado pela campanha decrowd-founding da Milvoz, à qual nos associámos como parceiros, e cujo sucesso permitiu ultrapassou as melhores expectativas. Hoje, a bio-reserva da Senhora da Alegria é uma realidade, provando que a nossa sociedade civil é hoje muito mais capaz!

Ao nível das saídas de campo referenciamos em Fevereiro os campos floridos de lírios e narcisos das terras de Sicó e a subida ás terras altas de Paredes de Coura -área de paisagem protegida de corno-de-bico. O barrocal Algarvio, na Fonte da Benémola em Loulé, que visitámos no inicio do Verão e as paisagens Outonais da Serra de S. Mamede durante o mês de Novembro, merecem igualmente o nosso destaque.

Repomos ainda em memória que ao nível do Catálogo Geral adicionámos 11 novas espécies, num total de 374, e que ao nível dos prados floridos e das misturas apícolas aperfeiçoámos a composição das mesmas distinguindo misturas de espécies perenes de anuais.

Terminamos por fim referindo o mais importante: Nada do que acima descrevemos teria sido possível sem o apoio vital dos nossos clientes que ao longo de 2019 financiaram a nossa actividade através das suas compras. A todos eles o nosso MUITO OBRIGADO!


Sem comentários:

Enviar um comentário