quinta-feira, 16 de março de 2017

Germinar é possível!?!?


Sim é! E para nós esta é mesmo uma das ideias-chave do nosso projecto. Germinar, contrariamente ao que muitos possam pensar, não é de todo uma ciência esotérica e está ao alcance de qualquer um de nós observar a vida de uma planta, seja ela uma árvore, um arbusto ou uma flor,  a despontar!

É certo que algumas espécies exigem alguns truques, mas a grande maioria da nossa flora desenvolveu uma sofisticada tecnologia de reprodução que à primeira oportunidade dá início ao seu ciclo de vida: Luz, temperatura a rondar os 16º - 20º C e humidade q.b. são na maior parte dos casos os únicos requisitos.

Claro que quando nos queremos iniciar nas artes da germinação os aspectos logísticos e práticos são importantes e hoje em dia, quando a maior parte de nós vive em meios urbanos e dispõe de casas mais pequenas, a forma como o podemos fazer é muito relevante.

Foi a pensar nas muitas pessoas que querem germinar sementes de forma económica e o mais eficaz possível, que concebemos os nossos Kits de germinação. Contendo alvéolos e tabuleiros de germinação, acompanhados da quantidade exclusivamente necessária de substrato, perlite e fibra de o coco, deixará de ser necessário despender um valor significativo a adquirir materiais dos quais acabaríamos por só utilizar uma pequena parte. Além do valor gasto era muitas vezes a sensação de desperdício que nos desmotivava a experimentar!

Agora que nos aproximamos do fim do Inverno e a Primavera está aí à porta, voltam a estar reunidas as condições perfeitas para fazer nascer sementes. É certo que preferimos o Outono para o fazer mas é nesta altura, em que a Natureza nos brinda com máximos de floração, que nos é mais fácil identificar as plantas que gostaríamos de ter ao pé de nós! as estevas, as pascoinhas, as roselhas e tantos outros arbustos que a partir de agora começam a florir nas nossas paisagens são apenas algumas das muitas espécies que nos podem inspirar!

É verdade que o que semearmos hoje só florirá na próxima Primavera de 2018! Mas é por aqui que podemos ter o privilégio de começar a tomar nota dos ciclos do nosso planeta!

Para todos aqueles que decidirem que SEMEAR é agora mesmo! disponibilizamos na nossa loja Online 3 kits diferentes. Desde vasos em fibra-de coco aos tabuleiros com 24 alvéolos. Com tudo o que é necessário e sementes incluídas! Aqui:

www.sementesdeportugal.pt/loja


PS - Alguns de nós ficam tentados a pensar que será mais fácil ir ao campo e tentar arrancar para posteriormente transplantar nos seus jardim, as plantas da sua eleição. É compreensível, pois frequentemente a exuberância da floração que observamos é tal que queremos aquele arbusto de imediato! Mas essa é uma hipótese totalmente desaconselhada por nós. Além de desfigurarmos o que já estava bem, dificilmente as plantas transplantadas nesta estação do ano sobrevivem. Por muitas raízes que se consigamos trazer, toda a energia da planta está nos seus ramos e flores pelo que o enraizamento não será bem sucedido e o que era um belo arbusto ao alcance de todos, acabará por morrer!

Sem comentários:

Enviar um comentário