segunda-feira, 20 de março de 2017

Primavera no Dia Internacional da Felicidade!


Desde as 10h29m de hoje, dia 20 de Março, que estamos oficialmente na Primavera. É certo que com mais frio e menos sol do que o que tivemos nas últimas semanas, mas no hemisfério norte do nosso planeta, astronomicamente falando, o equinócio da Primavera - o momento em que a duração do dia iguala da noite, aconteceu nesse preciso momento.

Curiosamente, o nosso primeiro dia de Primavera coincide este ano com o Dia Internacional da Felicidade, dia 20 de Março,  definido em 2012 pelas Nações Unidas, como o melhor momento para nos relembrar a todos que a "a busca busca da felicidade é um dos objectivos fundamentais do ser humano”. Há, como sabemos, dias para tudo e este nem nos tinha passado pela cabeça que fosse importante assinalar, mas reconhecemos que o dia é bem escolhido - Muito embora para quem viva no hemisfério Sul fique antes associado ao Outono, o que não sendo uma estação propriamente triste, está longe de acompanhar a ideia geralmente aceite de alegria.

Questiúnculas à parte, o relevante é que faz todo o sentido assinalar o que para muitos de nós é a estação  mais feliz do ano. Se associarmos isso à necessidade de, na linha do indicador da "Felicidade Bruta Nacional" medido pelo Butão desde 1972, prosseguirmos "uma abordagem mais inclusiva e equilibrada ao crescimento económico que promova o desenvolvimento sustentável e o bem-estar”, tanto melhor! Até porque também para nós é inquestionável que felicidade pressupõe estarmos em harmonia com todos os elementos que nos rodeiam e que fazem deste planeta a nossa casa-comum.

Os próximos 92 dias, até ao dia 21 de Junho - dia em que ocorrerá  o solstício de Verão, são dias propícios para semear e sobretudo para usufruir da generosidade da Natureza. Dias cada vez mais longos que começam agora ligeiramente mais frios, em tons de verde, com muitas plantas já em flor, mas que irão em crescendo de exuberância, temperatura e cor até aos máximos dos meses de Maio e Junho!

Na realidade a Primavera não é toda igual e não poderia ser de outra forma. Em cada dia que passa, percorremos cerca de 2 milhões 580 mil quilómetros na nossa órbita em torno do sol. Podemos não nos aperceber da velocidade, nem sequer ter justificadas vertigens, mas indirectamente e dia após dia, percebemos que isto não pode estar parado!

E como gostamos dessa percepção, também nós mudamos a nossa capa e cor dominante. Desta vez para os múltiplos tons de verde esperança que por todo o lado emergem nas jovens folhas que agora rebentam. Apreciamos todos sem excepção, mas os que por esta altura se observam nas galerias ripículas, lagoas e paúis do nosso país enchem-nos de genuína felicidade. Como os da imagem acima, onde freixos, salgueiros, amieiros e tantas outras espécies que habitam o paúl de Arzila - Coimbra, se desdobram em outras tantas tonalidades de verde!

A todos os que nos seguem, os votos de Feliz Primavera ou se preferirem, os votos de boa viagem para os próximos 236.256.000 Km que iremos percorrer.


Sem comentários:

Enviar um comentário