quarta-feira, 15 de junho de 2016

Alcachofra de S. João


Junho já é mês de colheitas, mas, como dizíamos no nosso último post, há outras espécies da nossa flora que continuam a florir até ao fim do Verão. E são várias as plantas que nesta altura apresentam o seu máximo de floração.

E como Junho é também o mês dos Santos Populares, o que é mesmo é que dizer das festividades pagãs que celebram o solstício de Verão, como publicámos aqui em Junho de 2015 e de 2014, esta é a oportunidade perfeita para voltar a um dos nossos cardos preferidos e que em muitas regiões de Portugal é conhecida como Alcachofra-de-S.- João.

Vulgar no centro e Sul de Portugal é uma espécie vivaz perfeitamente adaptada às condições do nosso clima e que não exige qualquer cuidado particular. É verdade que tem espinhos, mas também as rosas os têm e não é por isso que são menos populares. Será tudo uma questão de arrumação no espaço que estiver disponível!

A cor mais vulgar das suas inflorescências é o Azul-lilaz. Existem porém populações cujas alcachofras são de cor branca (Cynara humilis forma alba). A nossa aposta, desde que nos dedicamos a este tema, é que a conjugação harmoniosa das duas cores poderá, em jardinagem, proporcionar composições com bastante interesse.

E se mais razões não existissem, a vontade de um dia vermos essas composições num qualquer jardim publico ou privado, é motivo mais do que suficiente para a nossa promoção no presente mês de Junho. A quem na nossa loja on-line adquirir três pacotes de sementes, oferecemos dois pacotes de sementes de Alcachofra de S. João: Um de alcachofras de cor lilaz e outro de alcachofras de cor branca

Nota final - Para quem pretender aprofundar esta espécie deixamos aqui  o link da Fernanda Delgado que no seu blogue Plantas e Flores do Areal dedicou, em 2011, um extenso e completo post a esta espécie. 

1 comentário:

  1. Olá João,
    São de facto belas plantas, merecem um bom lugarzinho em qualquer jardim. Aproveito para a agradecer a referencia.

    ResponderEliminar