quinta-feira, 23 de junho de 2016

Verão e hipericão em noite de S. João


Sempre que mudamos de estação é nosso hábito ajustar alguns detalhes nas imagens que nos acompanham de forma mais permanente. Não apenas por questões estéticas mas sobretudo por ser a melhor forma de também nós nos recordarmos de que no nosso mundo, queiramos ou não, a mudança é  permanente. Mudanças subtis e ligeiras que se vão somando de forma inexorável.

Tecnicamente o solstício de Verão de 2016 ocorreu na passada segunda-feira pelas 23.30, dia que foi o mais longo do ano. Porém a verdadeira comemoração do solstício, dos dias longos e das noites quentes, ocorre hoje e dentro de algumas horas nas noites de S. João que irão animar as ruas de muitas aldeias, vilas e cidades do nosso país. E porque entre um rigor cientifico e uma festa não temos a menor das dúvidas qual devemos escolher, é agora que assinalamos a mudança de estação!

E assinalamo-la partilhando uma espécie intimamente ligada ao dia de amanhã e que é uma das nossas preferidas: o Hipericão ou... Erva-de-S. João! Uma planta que é central na nossa cultura popular, considerada como medicinal  e com inúmeras aplicações de resultados comprovados, como partilhámos AQUI, há precisamente um ano.

O facto de atingir o seu máximo de floração no mês de Junho talvez esteja na origem do seu nome, sendo que em muitas localidades se acreditava e acredita que o melhor dia para o colher, em que os seus princípios activos estarão no seu vigor máximo, é o dia de amanhã!

Poderíamos alargar-nos sobre todas as razões que justificam ter esta espécie por perto. Porém, além de demorado, o texto de há um ano atrás já o faz. E neste momento o importante é mesmo desejar a todos os que nos seguem uma boa noite de S. João e um bom  Verão!

Sem comentários:

Enviar um comentário