domingo, 8 de maio de 2016

Campos Azuis




Há uma semana atrás assinalávamos o dia das Maias e lembrávamos que nem só de amarelo se veste o mês de Maio. E de facto há outras cores declinadas em incontáveis tonalidades a colorir os nossos campos. Podem ser menos frequentes mas por vezes ocorrem de forma tão abundante que conseguem tingirem a paisagem ade cores inesperadas!

E se há cor inesperada e relativamente pouco frequente na nossa flora silvestre, essa cor é sem dúvida o Azul -  o que talvez explique o facto de esta ser uma cor desde há muito associada à aristocracia e à realeza e uma das que reúne maiores consensos em matéria de preferências.

Há evidentemente azuis de muitas tonalidades e o que hoje partilhamos nem é o nosso preferido ou o mais espectacular. Porém, é impossível ficar indiferente quando nos deparamos com  um oceano de Convolvulus tricolor na curva da estrada. No nosso país esta espécie rasteira, que ocorre espontaneamente em campos cultivados ou em pousio no centro e sul de Portugal, é conhecida por corriola-das-três-cores, o qual, tal como o nome cientifico, revela que além  do azul, cada flor ainda ostenta, embora em menor percentagem, mais duas cores: o amarelo e o branco.

Para terminar fazemos uma referência ao seu nome comum em inglês, o qual, tal como acontece em tantas outras espécies, reflecte um baptismo muito mais auspicioso: Dwarf Morning Glory, e que nós traduzimos livremente para Pequena-Glória-da-manhã!


Sem comentários:

Enviar um comentário