segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Uma grande família - Apiáceas ou Umbelíferas

Esta família de plantas é facilmente identificável pelas suas inflorescências em forma de “umbela”, ou chapéu-de-sol.

Antes conhecida por Umbelliferae e agora também chamada de Apiaceae, é uma extensa família, com 300 a 450 géneros contendo 2500 e 3700 espécies, muitas delas aromáticas, medicinais e culinárias, sendo algumas tão nossas familiares como é o caso da salsa, dos coentros, a cenoura, o aipo ou o funcho.
Existe pois uma quantidade apreciável de espécies já conhecidas pelo seu grande interesse económico para a agricultura e com interesse medicinal pela sua riqueza em óleo essenciais. (1)

Mas entre estas e muitas outras espécies menos conhecidas existem fortes razões para lhes dedicarmos um pouco mais de atenção e reconhecer-lhes também o elevado interesse estético e ornamental que merecem. 
Senão vejamos os motivos porque lhe reconhecemos Interesse:

·         Boa adaptabilidade - Com preferência pelas regiões temperadas, podemos encontra-las nos mais diversos biótopos, o que faz dela uma boa matéria para cultivo, desde que escolhido o género ou espécie que mais facilmente se adeque às condições do nosso espaço.

·         Escultural – A diversidade formal e escultórica da sua folhagem revela-nos desde simples folhas inteiras a outras múltipla e finamente recortadas ou variar desde espécies com poucos centímetros de altura até outras de porte arbustivo como o Bupleurum fruticosum, ainda que sejam na sua maioria herbáceas. Esta característica permite introduzir contraste formal com as outras plantas.

·         Aromáticas - São interessantes pelos seus aromas pois são plantas secretoras de resinas e de diversas substâncias aromáticas.

·         Atraem os insectos - Florescem no verão (o que é menos comum no nosso clima) e as suas pequenas flores, agrupadas em maiores ou menores umbelas são extremamente apelativas para os insectos polinizadores e consequentemente enriquecem a biodiversidade envolvente. Este fator, simultaneamente, faz delas boas plantas companheiras, pois atraem joaninhas e muitos outros insetos que apreciam a sua riqueza em néctar, entretendo-os e protegendo as plantas vizinhas do ataque das pragas.

Heracleum sphondylium                  Cenoura-brava (Daucus carota

Uma primeira obervação das espécies mais comuns em Portugal pode ser feita através da página da Flora-on  ou na Flora Digital de Portugal e em breve surgirão AQUI algumas das espécies que consideramos com maior potencial ornamental.

(1) in Flora Ibérica 

Sem comentários:

Enviar um comentário