quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Catálogo Geral de Sementes de Flora Silvestre 2021-2022

 

( https://drive.google.com/file/d/11MF0EXT97CjkYZ23FbQoG02UX_o3Rkhf/view)


Depois de um ano de interregno, voltamos agora actualizar o nosso catálogo geral de sementes de flora silvestre 2021-2022. 

Além das cerca de 60 espécies mais emblemáticas da nossa flora, disponíveis na loja-online, são muitas mais as espécies nativas que ocorrem espontaneamente no nosso país e que podem (e devem!) ser utilizadas seja em jardinagem, projectos de arquitectura paisagistica ou de renaturalização. Dessas conseguimos ter no nosso catálogo geral deste ano cerca de 300, entre árvores, arbustos, herbáceas anuais, gramíneas e bolbos.

E quando conseguimos ter, significa que um relativamente longo processo de identificação de populações silvestres, colheita, limpeza e conservação das respectivas  sementes foi percorrido. O que, podendo parecer simples, não o é de todo, considerando a multiplicidade de espécies, sítios de colheita e períodos de maturação nem sempre fáceis de compatibilizar no nosso plano anual de colheitas.

O catálogo agora revisto,  o qual não tem qualquer pretensão cientifica,  organiza  de forma simples as 376 espécies disponíveis pelos seus nomes científicos em categorias facilmente apreendidas pela maioria das pessoas que se interessam pela nossa flora:

Árvores - 44 espécies

Arbustos e sub-arbustos - 74 espécies, tendo sido acrescentadas as especies Cytisus scoparius e Erica umbelata 

Trepadeiras - 17 espécies;

Herbáceas - 192 espécies - Foram retiradas espécies, pela pouca procura ou pela dificuldade de colheitas, e acrescentadas outras entre as quais destacamos Dipsacus fullonum, Vicia bengalensis e Alisma lanceolata, uma espécie aquática que para nós é do maior interesse.

Gramíneas - 26 espécies - Tendo sido introduzidas duas novas gramineas perenes com inegáveis qualidades ornamentais: a  Avenula sulcata e a Deschampsia stricta, um endemismo que só ocorre no nosso país.

Alhos e bolbos - 21 espécies - Tendo sido adicionada a espécie Tulipa sylvestris.

A nossa missão, por peregrina que possa pareça a muitos, continua a ser, ano após ano, a mesma: disponibilizar a todos os que o pretendam, sementes do maior número possível de espécies autóctones que ocorrem no nosso país. Germinar sementes é a melhor maneira de ter por perto as espécies silvestres que, seja qual for a razão que nos mover, queremos ter por perto!. E semear é sempre preferível a tentar subtrair as mesmas populações silvestres! 

Terminamos por fim e como já vem sendo nosso hábito com duas referências da maior importância. 

A primeira, de agradecimento a todos aqueles que ao longo dos últimos 8 anos nos têm ajudado a manter viva  e a justificar a nossa existência enquanto projecto de cariz empresarial economicamente viável,

 A segunda, de apelo ao feed-back que qualquer um considere relevante enviar-nos. Todos os comentários, sugestões e criticas, são bem vindos. E essenciais para nós!

A todos os que nos lêem, Obrigado!

Sem comentários:

Enviar um comentário