quinta-feira, 31 de maio de 2018

Convenção europeia de empresas produtoras de sementes silvestres



Na passada semana, de 14 a 19 de Maio, tivemos o privilegio de participar na primeira convenção de empresas produtoras de sementes silvestres da Europa.

Organizada pela associação alemã de empresas produtoras de sementes e plantas nativas ( https://www.natur-im-vww.de/en/) esta convenção contou com a presença de empresas de praticamente todos os países europeus e foi não só uma excelente oportunidade para a partilha de experiências entre os participantes,  como a oportunidade de contactar de perto com a experiência acumulada, desenvolvida ao longo de mais de 30 anos, pela Alemanha num sector que assume uma importância cada vez maior.

O programa, organizado numa iniciativa de extrema generosidade, foi extenso e desenrolou-se ao longo da semana em diversos locais da Alemanha e Suiça. Dos aspectos mais relevantes salientamos:
  - Os projectos de requalificação ambiental e paisagistica, dos quais o mais impressionante foi inequivocamente, o de renaturalização das minas de carvão de Jänschwalde (ex-RDA) levado a cabo pela empresa https://www.nagolare.de;
 - Os diferentes níveis de desenvolvimento das quintas de produção de sementes silvestres certificadas;
-  Os igualmente diversos níveis de desenvolvimento tecnológico e automação das unidades de limpeza e conservação de sementes.

Como é compreensível é um sector de actividade que se desenvolveu na sequência de um forte impulso dos governos nacionais e regionais cujas politicas ao longo das últimas década estimularam o aparecimento de dezenas de produtores e empresas. Um esforço que outros países começam agora a desenvolver de forma mais sistemática (Inglaterra, Espanha, França, Holanda, entre outros) mas que, infelizmente, ainda não tem sequer um paralelo no nosso país.

Ainda não tem, MAS pode e deve vir a ter no Futuro. Até que isso aconteça é para nós um motivo de satisfação ter podido beneficiar de forma tão concentrada da experiência tida noutras latitudes deste espaço que é a nossa casa comum, a Europa. Que poderá não ser de aplicação imediata à nossa realidade, mas que seguramente nos ajudará a trilhar o caminho de promoção do uso das espécies silvestres nas mais variadas vertentes.

Terminamos fazendo referência à criação da Associação Europeia de empresas produtoras de sementes silvestres que teve nesta convenção o seu pontapé de saída. Até ao final do ano de 2018 um grupo de trabalho agora eleito pelos participantes da convenção terá como missão definir os principais aspectos da organização e missão da futura Associação Europeia. Um Fórum de cooperação e troca de conhecimentos e do qual temos a satisfação de fazer parte desde o primeiro momento!


2 comentários:

  1. Cooperação é preciso.
    Felicito-o pela sua participação e pelo seu trabalho pioneiro em Portugal.

    Abraço
    Paulo Fonseca

    ResponderEliminar