sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Prémio Camões 2016 - Raduan Nassar



Raduan Nassar, Prémio Camões 2016

Não fossemos nós totalmente ignorantes e já em 31 de Maio deste ano tínhamos publicado sobre a atribuição a Raduan Nassar do prémio Camões 2016, o mais importante galardão da literatura Portuguesa atribuído desde 1989 e pela primeira vez a Miguel Torga.

Porém, como somos ignorantes, foi apenas pela mão do nosso amigo Filipe Palma, do Algarve, que ficámos hoje a saber que a cerimónia de entrega do Prémio ao escritor decorrerá hoje, 17 de Fevereiro, na cidade de S. Paulo, conforme a noticia da RTP AQUI. 

Pode-se não saber absolutamente nada sobre Raduan, mas hoje qualquer barra de pesquisa devolve o essencial sobre este escritor. Um Homem nascido em 1935, descendente de libaneses, que escreveu apenas 3 livros e que logo no primeiro, que escreve aos 40 anos em 1975, "Lavoura Arcaica", consegue esculpir isto em Português:
"

" É egoísmo, próprio de imaturos, pensar só nos frutos, quando se planta; a colheita não é a melhor recompensa para quem semeia; já somos bastante gratificados pelo sentido de nossas vidas, quando plantamos, já temos nosso galardão só em fruir o tempo largo da gestação, já é um bem que transferimos, se transferimos a espera para gerações futuras, pois há um gozo intenso na própria fé, assim como há calor na quietude da ave que choca os ovos no seu ninho. E pode haver tanta vida na semente, e tanta fé nas mãos do semeador, que é um milagre sublime que grãos espalhados há milênios, embora sem germinar, ainda não morreram."

O livro foi recentemente editado em Portugal pela Companhia das Letras pelo que não deverá er difícil encontrá-lo!

Sem comentários:

Enviar um comentário