sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Uma Árvore para si. No Porto


No nosso último post, de 5 de Janeiro, partilhámos um pequenos texto sobre "O Homem que plantava árvores" de Jean Giono, um conto inspirador que é hoje um clássico da literatura europeia. Embora na nossa perspectiva a sua mensagem implícita vá muito além da leitura literal, esta por si só é mais do que suficiente! É na nobreza do acto de plantar, semear e persistir, que pode nortear a condição humana e de qualquer um de nós, que está o cerne da história.

E se por vezes temos a sensação de viver numa realidade crescentemente cínica, convém não desesperar e conseguir ver o que, se deixarmos, nos pode entrar pelos olhos dentro. A verdade é que neste preciso momento, aqui e agora, há pessoas ocupadas a plantar, a semear e a persistir!

O projecto Futuro:100.000 Árvores, do qual somos parceiros, em conjunto com a Câmara Municipal do Porto, são algumas dessas "pessoas" que nos enchem de satisfação por com eles podermos colaborar.

A iniciativa "Se tem um jardim.. Temos uma árvore para si" pretende proporcionar, pelo segundo ano, a todos os munícipes do Porto que tenham um jardim ou quintal a possibilidade de plantarem um Árvore oriunda dos viveiros municipais cedidos pela CMP ao projecto Futuro. O objectivo: Apoiar os portuenses que têm jardim ou quintal a plantar árvores ou arbustos nos seus espaços, num esforço conjunto que quer afirmar definitivamente o Porto como uma cidade mais verde e mais sustentável.

Todos os residentes, empresas  e organizações que sejam legítimos proprietários ou gestores de um pequeno jardim ou quintal – no concelho do Porto – que possua condições para receber uma ou várias árvores, podem candidatar-se até 10 àrvores ou arbustos a escolher entre 10 espécies como o azevinho,  a murta, o loureiro ou a bétula.

Mas quem não tiver um quintal ou um jardim não fica de fora e este ano, além de espécimes prontos a plantar, a iniciativa foi alargada a quem tem apenas um pequeno canteiro ou uma varanda, sendo disponibilizadas gratuitamente sementes de 5 espécies autóctones: rosmaninho, alecrim, papoilas, borragem e erva-de-S.-Joao!

As inscrições podem e devem ser ser feitas AQUI até dia 5 de Fevereiro!

Sem comentários:

Enviar um comentário