quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Sementes de Portugal - 3º Aniversário!


O tempo é sempre uma medida relativa e nos dias de hoje, que se sucedem de forma cada vez mais vertiginosa, esquecemos-nos de como ele passa (mesmo) depressa! Quase sem darmos conta, passaram-se três anos desde que iniciámos formalmente o nosso projecto em Outubro de 2013.

Dizemos formalmente porque não há nada que nasça sem gestação prévia e, muito antes da nossa ideia ganhar um nome e materializar-se num propósito, foi longo o tempo em que fomos definindo os contornos do que para nós era incompreensível ainda não existir no nosso país: Um projecto exclusivamente dedicado  à valorização das sementes de flora autóctone portuguesa nas suas múltiplas vertentes e utilizações.

Uma ideia que tinha ainda por cima o peso de uma ambição: Que a fazer-se, fosse um projecto não apenas de divulgação, mas também económica e socialmente produtivo, exclusivamente sustentado pelo mercado e pelos seus clientes. Tudo baseado numa forte convicção: que a flora silvestre e autóctone, mais do que um hobby pessoal, poderia ser uma actividade viável e do interesse de um numero crescente de pessoas e empresas.

Empreender, na verdadeira acepção da palavra, não é nunca foi e nunca será fácil. Por definição, não tem caminhos previamente marcados e a simples possibilidade de se caminhar em direcção contrária faz-nos sentir o peso da gravidade de uma forma até aí desconhecida. Que se acentua ainda mais quando pressentimos que, solo firme, a existir, será sempre e nas melhor das hipóteses, uma estreita faixa de terra.

Daí que para nós este 3º aniversário se revista de uma importância e significado especiais. Não tanto pelo que fizemos ao longo destes  1100 dias - E foram bastantes as ideias a que conseguimos dar corpo!, mas sobretudo porque três anos depois continuamos com a mesma convicção de que há ainda muito espaço para a valorização da nossa flora silvestre, tal como escrevíamos AQUI  pela primeira vez.

É nesse potencial que queremos continuar a trabalhar nos próximos 3 anos, trazendo à luz do dia as infinitas possibilidades das quais temos vontade de concretizar uma parte. Com uma responsabilidade que tomamos como nossa: O de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que seja irrepreensível e ao nível dos melhores!

Por fim, mas não menos importante, uma referência a todos aqueles que ao longo destes 3 anos nos AJUDARAM a persistir, o nosso MUITO OBRIGADO! Sem eles, e são muitas as pessoas que nas mais diversas áreas acreditaram em nós, não teria sido possível dar um passo!

3 comentários:

  1. Passados 3 anos, o projecto continua virtuoso e o discurso inspirador! Muito mérito do empreendedor, não só pelo salto de fé mas também pela resiliência e afinco. Muitos parabéns João!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns não só pelo terceiro aniversario mas especialmente pelo excelente trabalho realizado.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns ao João pelo seu empreendedorismo e pelo que tem vindo a fazer em prol da nossa flora autóctone com este projeto.

    ResponderEliminar