quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Tempo de semear: Novo catálogo de sementes


(https://drive.google.com/open?id=0B9sKCKBDDsItelRJVXZjaGdyV2M)

Depois dos excessos de Verão, os meados de Setembro são sempre tempos de regresso e de  reinício de um novo ciclo. O regresso ás aulas é porventura o mais popular, sobretudo para quem ainda estuda ou tem filhos a estudar, mas para nós é o ciclo mais amplo da Natureza que recomeça.

Com efeito, é a partir desta altura, de dias mornos e luz quente, que se reúnem as condições perfeitas de temperatura, luz e humidade para que a maior parte das sementes germine quase sem esforço e sem necessidade de cuidados especiais.

E se esta é a melhor altura para regressar à terra, é também a melhor altura para nós publicarmos os novos catálogos de sementes autóctone e silvestres. Este ano começamos pelo catálogo de pacotes de flora silvestre, ficando a publicação do catálogo geral de sementes para início de Outubro.

O catálogo que agora divulgamos tem, face ao de 2015, 10 novas espécies da nossa flora silvestre. No total são 50 espécies seleccionadas, entre herbáceas, arbustivas e pequenas árvores, e que para nós fazem parte das espécies mais emblemáticas da nossa flora.

Todas elas ornamentais. Todavia, para facilitar a organização e leitura do catálogo distribuímos-las, por 4 categorias, destacando as espécies de flores comestíveis, as plantas aromáticas, medicinais ou comestíveis das restantes espécies cuja mais-valia é sobretudo ornamental e ecológica. São espécies que, numa perspectiva horticultural, tanto se enquadram no jardim como na Horta.

Para nós, um jardim comestível ou uma horta esteticamente bonita não são realidades incompatíveis!

As 10 novas espécies adicionadas são na sua quase totalidade de espécies cujas sementes dificilmente se encontravam à venda nos locais tradicionais. Algumas como o hipericão, ou Erva de S. João, a Malva-Real ou a Bardana fazem parte do nosso patrimonio etnobotânico e são-lhe reconhecidas diversas aplicações nomeadamente medicinais. Outras, como a Marioila, a Euforbia ou a Erva-gateira são espécies de reconhecido interesse ornamental e ecológico, há muito utilizadas pela jardinagem de outros países europeus.

Esperamos naturalmente que estas novas espécies, assim como o catálogo no seu todo, vão ao encontro das expectativas de todos aqueles que cada vez mais se atrevem a germinar as suas próprias sementes! 

A todos os que nos seguem, os votos de uma boa época de sementeiras!

Sem comentários:

Enviar um comentário