terça-feira, 26 de julho de 2016

Planta Lourinhã!



Tão simples quanto isto. Basta enviar até dia 31 de Julho um SMS gratuito para o 4343 com a frase: OPL24 [nº de identidade] [data de nascimento AAAAMMDD] e estamos logo a contribuir para que a flora autóctone prospere no concelho a Lourinhã!

No âmbito do Orçamento Participativo promovido pela autarquia da Lourinhã, uma das propostas a votação é precisamente a de criar um viveiro de  plantas florestais autóctones de Portugal para reflorestação das zonas naturais no concelho (florestas, bosques e matos, entre outros). A iniciativa é liderada pela Vera Ventura uma bióloga com ampla experiência na flora do nosso país, o que nos dá garantias acrescidas de que o projecto pode mesmo chegar a bom porto!

À parte os dinossauros (!) e algumas praias de merecida boa fama a Lourinhã não é propriamente conhecida pelos valores naturais. O que se só se pode explicar por desconhecimento. Além de uma linha de costa bem preservada conta com vários afloramentos calcários cobertos por um bem preservado matagal mediterrânico.

A ideia do Plantar Lourinhã é contribuir para a preservação do património que já existe mas sobretudo contribuir para alargar a sua implantação. Seja na recuperação de espaços e solos - o que é vital considerando a rapidíssima expansão do Eucalipto a que se assiste, mas também na promoção da utilização da flora autóctone nos jardins e espaços públicos.

Se esta proposta ganhar a maioria dos votos na sua categoria, a Lourinhã, já bem conhecida pela inteligente valorização dos achados relacionados com os dinossauros, poderá muito bem também passar a ser conhecida pelo primeiro município da Região Oeste que possui uma estratégia politicamente assumida pela autarquia Local de valorização da sua vegetação autóctone. O que é igualmente inteligente!

A iniciativa Orçamento Participativo da Lourinhã está aberta a todos os cidadão nacionais, pelo que qualquer um que ler esta mensagem pode contribuir para que este viveiro se torne realidade.Mais informações podem ser obtidas AQUI e AQUI!

5 comentários:

  1. Olá João.
    Segui os procedimentos indicados e recebi de volta uma mensagem da CM da Lourinhã a dizer que o voto era inválido e para corrigir o código enviado.

    Abraço
    Paulo Fonseca

    ResponderEliminar
  2. Pode ter sido um problema de formato. Experimente novamente. A titulo de exemplo deixamos a mensagem que enviámos para o nº 4343: "OPL24 9859663 19720731"
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Viva João.

    Reenviei sem ponto e vírgula, como tinha enviado, e foi validado.

    Abraço
    Paulo

    ResponderEliminar
  4. Era uma ideia maravilhosa mas nao ganhou. Infelizmente foi pouco publicitado entre a populacao da Lourinha. Ganharam 3 projetos que beneficiaram povoacoes do concelho, um parque infantil, um programa de lazer e ocupacao ludica para jovens durante o mes de julho e um parque de lazer e atividades ao ar livre.

    ResponderEliminar