domingo, 20 de março de 2016

Boas-vindas à Primavera em dia de Ramos


Desde as 4.30 da madrugada de hoje que estamos oficialmente na Primavera. A estação do ano preferida de uma grande maioria de nós. É verdade que o dia de hoje não é especialmente primaveril, mas os sinais de que ela chegou estão por toda a parte e os aguaceiros já não são bem a chuva desagradável de Inverno. São antes choveiradas de Primavera, que nem chegam a incomodar. E uma ajuda preciosa que para a fauna e flora nesta que é a sua estação de glória.

E se hoje o dia iguala a noite em duração, daqui até ao solestício de Verão, quer ocorrerá a 20 de Junho, teremos pela frente 92 dias que crescerão todos os dias um bocadinho! A altura perfeita portanto para privilegiar as actividades de ar-livre e beneficiar de toda a generosidade com que a Natureza nos brinda. Como os campos de papoilas e crisântemos silvestres que a partir de hoje fazem parte da nossa imagem de capa.

Um parágrafo final para o facto de este ano o primeiro dia de Primavera coincidir com o Dia de ramos, o início oficial das celebrações da semana santa nas sociedades de tradição católica, como é o caso da nossa. Independentemente da religiosidade praticada por cada um de nós sobra sempre um pouco de espaço para preservar a espiritualidade de qualquer tradição. E esta, que é de renovação e esperança, é para nós uma das mais significativas.

Benzidos ou nao, hoje é, mesmo nos intervalos da chuva, um bom dia para colher um ramo de alecrim, oliveira, rosmaninho e outras flores silvestres, tal como sugeriamos há um ano atrás AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário