terça-feira, 11 de agosto de 2015

Salgueirinha



Se, como dizemos, a grande maioria da nossa flora não tem por hábito florir nos meses de Verão, então quando se passam meses seguidos sem chuva e de calor acentuado- tecnicamente e para os mais distraidos, estamos a observar um período de seca! vislumbrar uma planta em flor é sempre motivo de regozijo.

E a verdade é que as há e nem estão assim tão escondidas ao ponto de ser impossível encontrá-las. Uma delas e que colhe as nossas atenções é a salgueirinha ( Lythrum salicaria) habitual nas margens de pequenas ribeiras e linhas de água um pouco por todo o país, e em particular no Douro Litoral e Minho onde, a caminho das praias e pelo meio dos campos, se podem observar em linhas continuas as suas espigas de flores rosadas.

Mas não é a única espécie que em habitats humidos floresce nos meses de Julho e Agosto. A hortelã-de-água (Mentha aquatica), o trevo-cervino (Eupatorium cannabinum) ou o hipericão-das-ribeiras, chamamos-lhe nós, (Hypericum undulatum), são apenas mais algumas espécies que tambeem o fazem quase em simultâneo e muitas vezes nas vizinhanças de umas e outras.

Claro que no meio de tanta secura, um festival de flores até pode ser considerado ofensivo. Porém, e susceptibilidades á parte, são em nossa opinião espécies que fazem todo o sentido nos lagos e charcos, felizmente cada vez mais frequentes, da jardinagem particular e pública. Aliás, em mateéria de vegetação para solos mais frescos, humidos ou encharcados o que a nossa Natureza não nos nega são boas sugestões. E se considerarmos os juncos, então o problema ja será mesmo o de escolher por entre tanta variedade.

De qualquer das formas "Roma e Pavia não se fizeram num dia" e tendo de começar por algum lado, a nossa sugestão recai nesta: a Ssalgueirinha. E enquanto não a temos em casa nada como ir disfrutando dela nos sitios por onde formos passando neste Verão!

Sem comentários:

Enviar um comentário