quarta-feira, 24 de junho de 2015

Erva de S.João




Como hoje é dia de S. João, esta é a oportunidade perfeita para escrever algumas linhas sobre uma planta que sendo frequente é hoje desconhecida da maior parte de nós, a Erva-de-S.-João, ou Hypericum perforatum. Isto, apesar de ser muito frequente nos nossos campos - ocorrendo praticamente em todo o território nacional, e das flores de cor e forma inegavelmente vistosas.

Popularmente é tida como uma planta medicinal com inúmeras aplicações e resultados comprovados: Em infusão,  das folhas e flores, apresenta bons resultados no tratamento de problemas de asma, bronquite e, mais modernamente, no alivio dos sintomas de depressão.  Existem igualmente inúmeras receitas populares que o utilizam em macerações de azeite ou aguardentes, consoante os propósitos.

O facto de atingir o seu máximo de floração no mês de Junho talvez esteja na origem do seu nome. Em muitas localidades acreditava-se que o dia de hoje era o dia mais indicado para  o colher, uma vez que seria neste dia que os seus principios activos estariam no seu vigor máximo.

Mas para nós é o seu potencial ornamental que mais nos chama a atenção. Para começar é uma planta perene vivaz. Isto é, podem-se cortar as hastes floridas por esta altura do Verão que é certo que voltará a renascer ainda com mais vigor no próximo Outono. A possibilidade de ao fim de alguns anos termos moitas de hastes floridas é pois muito grande.

Em segundo lugar é uma planta que se adapta a todos os tipos de solo. Embora tenha preferencia por solos mais frescos e sem exposição excessiva ao sol, onde não precisa de qualquer cuidado, é pssível utilizá-la nos mais diferentes espaços.

Para terminar e para quem hoje usufrui um dia de feriado municipal - e não serão poucos, tal é o número de concelhos que dedica o dia de hoje a um dos santos mais populares, sugerimos um pequeno passeio pelas imediações para colher um bom ramo de Erva-de-São. A pendurar depois em lugar seco e à sombra.  Após uma a duas semanas estará em condições de ser utilizado!

Sem comentários:

Enviar um comentário