quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

A importância das Plantas e da Botânica


No dia em que o portal Flora-on, da Sociedade Portuguesa de Botânica comemora três anos, aproveitamos para partilhar um pequeno vídeo divulgado pelo Prof. Carlos Aguiar do blogue Das Plantas e das Pessoas.

Hoje a botânica, ou a jardinagem, ou a Natureza em sentido lato despertam a atenção de cada vez mais pessoas, mas para muitos ainda é visto como um interesse quase bizarro. Erradamente. E é por isso que a mensagem deste vídeo é importante.

Se olharmos para o nosso planeta como uma casa partilhada por muitos seres vivos, que é o que realmente é, onde as nossas habilidades racionais não podem servir de alibi para a considerarmos apenas nossa, o Reino das Plantas é o reino dos seres vivos que nos permite a nós e a todos os outros animais complexos aceder à energia do Sol. 

São as plantas, das mais simples ervas às gigantescas árvores das florestas tropicais, que através dos processos de foto-síntese transformam a energia solar em alimento ou outras formas de energia. Sem elas, simplesmente, não há a vida complexa que hoje existe. Poderia existir outra!? É possível. Mas não esta. 

Há muitas mais razões que sustentam a importância das Plantas e de as estudarmos cientificamente. Mas bastaria esta para deixarmos de vez de olharmos para as plantas apenas como um cenário ou a paisagem da beira da estrada!


Sem comentários:

Enviar um comentário