domingo, 21 de dezembro de 2014

Votos de um quente e abundante Solstício de Inverno



Mais logo, pelas 23h03 minutos assinala-se no nosso hemisfério  o Solestício de Inverno - um facto astronómico que marca o dia mais pequeno do ano, pois teremos hoje menos  de 9.30 de sol e 14.30 de noite.

Mas a época é motivo de comemorações ancestrais há milhares de anos. A partir de hoje, os dias, que vieram a perder terreno para a noite desde o equinócio de Outono, voltam a ganhar a batalha e vão aumentando diariamente de duração até ao seu ponto máximo no Solestício de Verão.

E esta é a razão fundamental para que as comunidades humanas no hemisfério Norte celebrem nesta altura do ano o Natal. Desde ha 1600 anos com um enfoque no nascimento de Cristo, mas antes disso, nas comunidades neoliticas pagãs e posteriormente em Roma até ao século IV, na vitória do sol.

O "Dies Natalis Solis Invictus", dia do nascimento do Sol Invicto, era celebrado em Roma por alturas de 21 a 25 de Dezembro e comemorava o facto de o Deus Sol ter derrotado por fim a escuridão. Eram três dias de comemorações, de troca de oferendas e que se queriam em abundância, que festejavam de um novo e renascido sol.

Quem semeia ou quer fazer crescer o quer que seja, e já pôde testemunhar alguns solestícios, sabe bem que as trevas desejam sempre ganhar. Mas ainda não foi este ano que levaram a melhor! Para todos os que nos seguem ficam os votos de um Feliz Natal, ou, se preferirem, um quente e abundante solsticio de Inverno!


Sem comentários:

Enviar um comentário