quarta-feira, 23 de julho de 2014

Assembleias das areias

Iberis sp.

Na altura de decidirmos quais as espécies da nossa flora espontânea cujas sementes mais poderiam interessar aos que nos visitam, as Iberis surgiram sem muita dificuldade como uma das nossas preferidas. 

É um género que engloba cerca de 50 espécies que variam entre sub-arbustos e arbustos, algumas delas já com ampla utilização ornamental em jardinagem.Porém, em Portugal ocorrem espontaneamente apenas três espécies, duas delas com sub-espécies endémicas da Península Ibérica ou mesmo só de Portugal. No caso das sementes que colhemos, as Iberis procumbens subsp. procumbens, são um endemismo ibérico que em Portugal ocorre na faixa litoral entre Aveiro e Sagres. 
Apresentando-se como uma planta sub-arbustiva, as suas flores dispõem-se de forma compacta formando tufos homogéneos de de flores brancas com laivos lilazes. Além da harmonia das formas que proporciona enquanto arbusto esta planta apresenta a curiosidade de as pétalas exteriores  das suas flores serem mais compridas que as pétalas interiores.

Sendo uma planta de dunas e arribas está perfeitamente habituada aos rigores dos verões quentes e sem água e, se não lhe derem um solo ácido, adapta-se com facilidade a qualquer bordadura de jardim!

Nota - Informação mais aprofundada sobre esta espécie, em particular sobre a subespécie microcarpa, no blogue de Fernanda Nascimento, Plantas e flores do areal. Aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário